O texto âncora (também chamado de texto âncora ou texto do link) é um texto que pode ser clicado para ir para outra página da web. O Texto âncora faz parte de toda e qualquer estratégia de SEO, especialmente se você optar por comprar links de uma agencia de link Building. Geralmente aparece em azul, mas alguns sites personalizam mudando a cor, sublinhado, densidade, etc.
Se falamos, por exemplo, dos links acima. Um dos textos âncoras é “comprar links” e o outro é “agencia de link Building”. São os textos que dão o “título” que descreve a página na qual o visitante será direcionado ao clicar.
O objetivo do texto âncora é contextualizar, tanto para o usuário quanto para o buscador, sobre o conteúdo do link inserido.
Dessa forma, o buscador utiliza o texto âncora do backlink como forma de entender como sua página é vista por terceiros e do que se trata.
Para o Google, é importantíssimo, pois ele passa “relevância” para aquela página de destino para o texto âncora na qual ele está linkado.
Exemplo de um bom texto âncora
É claro que nem sempre você tem controle sobre como outros sites usarão o texto âncora para vincular a uma página em seu domínio, mas você pode otimizar a maneira como vincula internamente e faz backlinks para seu site. Algumas recomendações:
- Evite textos genéricos.
- Não use muitas palavras ou frases longas.
- Ser conciso.
- Use palavras-chave naturalmente.
- Utilize palavras que descrevam o conteúdo da página de destino de maneira sintetizada.
Um exemplo de texto âncora amigável seria: “Marketing de conteúdo é uma técnica de marketing digital baseada na criação e publicação de conteúdo”.
Exemplo de um texto âncora ruim
É comum encontrar muitos textos âncora como “clique aqui”. No entanto, esse tipo de texto âncora não é recomendado, pois não dá nenhum tipo de contexto ao usuário ou aos buscadores.
Portanto, é sempre recomendável tentar incluir nossos links em seções que permitam aos usuários e rastreadores saber do que se trata a página vinculada.
Um exemplo de texto âncora pouco amigável é: “Se precisar de mais ideias, clique aqui e baixe 38 templates grátis para seus posts no Instagram”. Esse texto âncora descreve exatamente o que irá obter ao clicar no link em questão.
Você provavelmente está se perguntando qual seria a melhor maneira de comunicar um download? Aqui está uma ideia: “Se você precisar de mais ideias, baixe 38 modelos do Instagram de graça!”
Construção de links vs. link baiting
Link baiting é uma técnica de SEO usada para obter links externos naturalmente, e é por isso que muitas vezes é comparado ao link building, embora em essência sejam muito diferentes.
A principal diferença entre link building e link baiting é que, enquanto link building envolve um esforço por parte do autor ou representante do site para obter um link, link baiting (ou link bait) consiste na criação de conteúdo de qualidade. potencialmente viral, digno de ser compartilhado. Ambos buscam o mesmo objetivo, porém de maneiras diferentes.
Se você quer saber o que é melhor, link building ou link baiting? A resposta é “depende”, e é que cada caso particular terá que ser avaliado para determinar qual dessas duas técnicas é a mais adequada.