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Conselhos para uma alimentação saudável no Mosteiro

O segredo de uma cozinha saudável e saborosa que evita o pecado carnal da gula já foi encontrado na Regra de São Bento e também figura no trabalho de várias referências religiosas. Centenas de receitas criadas nos mosteiros europeus tronaram-se agora comuns: legumes, charcutaria, queijo, mas também doces e cervejas e licores. A tradição culinária monástica ainda está muito viva. Existem imensos produtos nos mosteiros produzidos pelos monges que além de deliciosos são extremamente saudáveis.

Os sete pecados mortais são os sete cancros espirituais que roem a alma. Mas um deles – a gula- também roí o corpo. Uma nutrição excessiva (ou incorreta) diminui as defesas do corpo, leva à obesidade e doenças relacionadas, e pode mesmo levar à morte prematura. Hoje em dia, as várias disciplinas (medicina geral em primeiro lugar, mas também psicologia, dietética, cardiologia, naturopatia, entre outos) competem para afirmar que comer em demasia é mau para si.

São Bento sabia-o bem e manifestou-o claramente na sua Regra: um texto fundamental, especialmente no que diz respeito à sua relação com a alimentação, não só para os Beneditinos, mas para pessoas com senso comum. A sua Ora et Labora, inspirou uma filosofia de comportamento e regras de vida que marcaram séculos de vida monástica. Hortas, vinhas, pomares, galinheiros, fábricas de latão, destilarias, e claro, fornos de pão, estiveram sempre presentes em mosteiros, conventos e abadias, que muitas vezes abriram as suas portas aos pobres e doentes, aos marginalizados e viajantes de todos os tipos, oferecendo-lhes comida e abrigo temporário.

Precisamente devido à sua característica de oferecer hospitalidade, desde a Idade Média que os mosteiros também desenvolveram a arte de “alimentar”. São os precursores não só de hospitais, mas também de hotéis e restaurantes: de reis a mendigos, o mosteiro foi uma paragem obrigatória durante uma longa viagem. Ofereceu segurança dentro das paredes grossas, um lugar para dormir e um prato quente.

Mas a comida para os convidados era muito diferente da oferecida aos monges: especialmente para os viajantes de alto nível, os pratos continham frequentemente carne (a menos que fosse um tempo de jejum). Os pratos preparados para os monges eram principalmente vegetarianos: a carne- e quase nunca de animais “de quatro patas”- era raramente utilizada ou apenas dada aos religiosos que estavam doentes.

Os pratos à base de vegetais cultivados nas hortas da cozinha do mosteiro e enriquecidos com ervas e especiarias também utilizadas para farmacêuticos (a famosa “física). Estamos a falar da primeira forma generalizada de cozinha que presta atenção aos benefícios dos alimentos sobre o organismo humano.

Um exemplo de medicina monástica que influencia a nutrição vem-nos de St Hildegard de Bingen, uma freira beneditina. Ela foi proclamada médica da Igreja por Bento XVI em 2012. Na sua coleção de livros Physica ou Liber simplicis medicinae, ela examina as causas das doenças e como tratá-las e, também o que tem de fazer para manter a sua saúde, prestando atenção ao que come.

Este cuidado com a saúde, através de sincronia alimentar com a tendência do nosso tempo para uma vida mais simples (embora aqui estejamos a falar de há um milénio atrás).

As receitas foram anotadas em cadernos de notas que foram depois entregues. Para além das receitas, os autores, inspirados pela sua própria experiência, descreveram truques e visitas guiadas necessárias para aperfeiçoar o prato. O sucessor, por sua vez, personalizou e enriqueceu as receitas com as suas próprias variações, acrescentando aos cadernos: foi assim que nasceram os primeiros livros de receitas.

Os pratos eram muito variados; a parte de leão consistia em sopa, e revimos mais de 400 receitas de mosteiros europeus. Encontrámos também receitas de guisados, flans, pratos à base apenas de vegetais e ervas (muitas vezes medicinais), pães recheados, charcutaria e queijo.

A preparação da confeitaria tem também uma longa tradição nas comunidades monásticas, especialmente no período que antecede as grandes festas de Natal e Páscoa. É interessante notar que as freiras de clausura, para além da oração e meditação, dedicaram-se à arte da costura e à preparação da confeitaria.

Na Itália incluía: panpepato, sospiri delle monache, buccellati, mostaccioli, Sicilian Frutta di Mortorana, minni di Sant’Agata, spumini e pastelaria feita com amêndoas moídas, monachine napolitana, sfogliatelle e muitos outros.

A Alemanha encantou os paladares com Lebkuchen (palavra derivada do latim libum, bolo): são bolachas macias, muito picantes, muitas vezes geladas com um glace de açúcar ou cobertas com chocolate negro.

Em Portugal, existem muitas iguarias como pastéis de Belém, Pudim Abade de Priscos, Pastéis de Tentúgal, e muitos outras especialidades de origem católica.

Muitas destas receitas são frequentemente apreciadas em famílias e restaurantes.

Há cerca de uma década, muitos mosteiros têm vendido alimentos e bebidas da sua própria produção. Muitas destes tornam-se conhecidos de um vasto público, não necessariamente crentes, mas que poderiam vir a sê-lo.

Nos mosteiros, rezam e trabalham. Chocolates, bolachas, mel, vinhos, licores, compotas, massas, chás de ervas, bolos, cervejas, cereais, queijo, são apenas alguns dos produtos típicos; mas também encontramos sabonetes, ambientadores, papelaria e velas de cera de abelha, colchas, sandálias e almofadas decorativas.

Os produtos alimentares criados nos mosteiros são agora redescobertos e apreciados, não só porque são aliados da nossa saúde, mas também porque ajudam a subsidiar os locais onde são produzidos.

Muitos consumidores compram estes produtos não só pata ajudar os mosteiros, mas também porque são produtos de qualidade, feitos com amor. É por isso que o “turismo monástico” se desenvolve, com todo o corolário gastronómico que isso implica.

E para aqueles que se perguntam se o comércio é compatível com a atividade religiosa, a reposta que para os monges e as freiras comerciam, mas não acumulam dinheiro, porque o utilizam para pagar a renovação e manutenção de edifícios, refeições e despesas. São homens e mulheres de Deus que continuam a rezar e a viver muito frugalmente.