Desde a sua introdução, o cabo de fibra ótica é considerado como o melhor meio de transmissão. A tecnologia da fibra funciona através da utilização de cabos feitos de vidro ou fios de plástico que transmitem luz. Isto permite que os dados ou sinais de voz passem através dos cabos como feixes óticos em vez de sinais elétricos. Assim, pode fornecer muito mais dados, com um maior grau de integridade, em distâncias mais longas, quando comparado com o cobre. Além disso, as fibras são imunes a interferências elétricas, tornando-as mais fiáveis e seguras. Portanto, nos centros de dados, a maioria das ligações entre servidores foram substituídas por ligações óticas. Em Portugal cerca de 90% das casas já tem acesso a fibra ótica.
Será que o Cabo de Fibra ótica Substituirá Completamente o Cabo de Cobre no Futuro?
Na maioria dos centros de dados ou startups internacionais, as fibras têm dominado o mercado devido à elevada exigência de largura de banda. Além disso, os cabos de fibra ótica são imunes a interferências eletromagnéticas, o ambiente de instalação que requer não é tão complexo como os de cobre. Assim, as fibras são mais fáceis de instalar. Mas note-se que, embora o preço entre fibra e cobre tenha diminuído, o preço geral dos cabos de fibra é mais elevado do que o dos cabos de cobre. Portanto, as fibras são amplamente utilizadas no ambiente que requer maior largura de banda, tais como centros de dados.
Por outro lado, o cabo de rede custa menos. A fibra ótica é um tipo particular de vidro, que é mais frágil do que o cobre. Assim, a manutenção de rotina do cabo de cobre custa muito menos do que as fibras. E fornece compatibilidade retroativa a dispositivos Ethernet antigos de 10/100Mbps mais antigos. Assim, os cabos de cobre continuam a ser aplicados nas aplicações de transmissão de voz e nas redes em construção. Além disso, as aplicações em cablagem horizontal, PoE ou IoT estão a promover a utilização de cabos de cobre. Portanto, as fibras não irão substituir completamente o cobre. O facto é que as soluções em fibra e cobre irão coexistir num futuro previsível, cada uma delas será empregada onde fizer mais sentido.
Compreender a Importância dos Cabos Ethernet
A Ethernet e cabos de rede são algumas das coisas mais importantes que criámos ao longo da última década. Estes têm-nos permitido ter conectividade à Internet e todas as coisas que a acompanham.
Um cabo de rede é um guarda-chuva de diferentes tipos de ligações, e a Ethernet é uma delas. Qualquer cabo que se utilize para ligar uma rede a outra é classificado como um cabo de rede. Por outro lado, um cabo Ethernet só é usado em ambientes Ethernet como LAN, WAN, ou MAN. Também tem frequentemente um núcleo de cobre.
Outra diferença importante entre os cabos Ethernet e os cabos de rede é a forma como são classificados. Existem diferentes tipos ou classificações de cabos de rede, e embora um cabo Ethernet seja também, tecnicamente, um cabo de rede, ainda está subdividido em diferentes categorias. Por exemplo, qualquer coisa desde o cabo Cat5 ao Cat7 é considerado um cabo Ethernet.
Benefícios da Utilização de Cabos Ethernet
Com o aumento súbito das ligações sem fios na última década, não podemos todos deixar de assumir que os dias dos cabos Ethernet já acabaram. No entanto, poderá ficar surpreendido por haver de facto muitos benefícios que só se podem obter com a utilização de cabos Ethernet, tornando-os insubstituíveis.
Alta Velocidade
A velocidade da Internet é uma das maiores vantagens dos cabos Ethernet. Uma vez que a transmissão de dados é mais rápida através de um cabo em vez de sem fios, é possível atingir velocidades de 10Gbps sem problemas. Sim, estamos a falar de gigabytes, não dos megabytes que normalmente se encontram nas ligações sem fios.
Os cabos Ethernet atualizados podem mesmo atingir até 100Gbps. Isto é mais de cem vezes mais rápido do que a sua ligação Wi-Fi habitual.
Ligação Segura
Outro benefício importante da utilização de ligações Ethernet é a segurança. Embora as ligações sem fios pareçam ser uma atualização, as suas medidas de segurança estão a ficar para trás.
Hackers ou mesmo pessoas comuns com conhecimentos básicos sobre ligações de rede podem facilmente aceder à sua rede e recuperar a sua informação. Por outro lado, as ligações Ethernet transferem dados através de um cabo, mantendo os seus dados incalculavelmente mais seguros.
Ligação de Confiança
Alguma vez perdeu a calma e sentiu a fúria inevitável que se acumulava dentro de si por causa de uma ligação lenta à Internet? Bem, isso só acontece em ligações sem fios. Uma vez que os dados viajam através de sinais enviados no ar, as frequências de rádio podem facilmente interferir com a ligação.
Por outro lado, os cabos Ethernet não são afetados por esta frequência, tornando-os a opção superior quando se trata da fiabilidade da ligação. No entanto, é necessário assegurar-se de que os cabos de rede estão devidamente organizados. Caso contrário, certos elementos externos, tais como cabos elétricos, temperatura e até mesmo braçadeiras, afetarão a sua velocidade.
Se desejar saber mais sobre ligações Ethernet e cabos de rede, pode encontrar cursos de formação da ACI que oferecem a melhor educação sobre estas matérias. Pode utilizar estes conhecimentos tanto para o desenvolvimento profissional como pessoal.
Eficiência
Um dos conceitos errados mais comuns sobre cabos Ethernet é que estes consomem uma enorme quantidade de energia em comparação com as ligações sem fios porque é necessário ligá-los. No entanto, se olharmos para todos os diferentes tipos de cabos Ethernet, alguns deles, como o Cat6, têm de facto requisitos de energia mais baixos do que os seus equivalentes sem fios.
Sem Ethernet e cabos de rede, milhões de empresas, indivíduos, e mesmo organizações governamentais não poderão funcionar corretamente. É esta a importância destes cabos nas nossas vidas, e é também por isso que se deve dedicar algum tempo a aprender mais sobre eles. Se desejar maximizar as suas capacidades, compreender os princípios básicos da Ethernet e dos cabos de rede irá contribuir muito.