Os gira- discos estão a voltar ao mercado e são uma forma sustentável de recuperar antigas tradições. Da mesma forma que poupa ao comprar roupa em segunda mão, ter um gira discos usado em casa é uma boa forma de voltar aos velhos tempos. A ganhar interesse no som do vinil? Aqui está uma lista de 10 respostas úteis e informativas para as suas questões mais comuns sobre gira-discos.
1. O vinil têm um melhor som?
Sim, isto acontece porque muita informação perde-se quando um ficheiro de áudio é comprimido para o formato digital. Esta perda não acontece quando a informação é impressa num disco vinil. Ouvirá a música exatamente como o artista queria que ouvisse.
2. Os gira-discos tem um melhor som?
Sim, têm. Isto vede-se principalmente ao facto de que o vinil tem também um melhor som, mesmo quando comparado com a melhor qualidade de ficheiros áudio que pode fazer download em plataformas streaming. Tem que garantir no entanto que o seu gira-discos tem um elevada qualidade de som, e o mínimo de vibrações possível.
3. Os Gira-Discos valem o dinheiro?
Sim, valem. Primeiro, como já mencionado, os discos vinil tem uma qualidade som significativamente melhor que os CDs e o ficheiros de áudio digitais.
Segundo, apenas os melhores músicas tem uma versão vinil dos seus álbuns. Isto deve ao facto de que o vinil dirige-se a uma demografia de fãs de música – os mais exigentes.
Finalmente, encontrar os discos é uma experiência em si. Pode demorar um pouco a encontrar um disco que de facto gosta, e tudo isto traz mais satisfação e prazer à experiência de ouvir o disco.
4. É mau deixar o disco no gira-discos?
Sim, é. Mesmo os audiófilos certificados esquecem-se de devolver os seus discos às suas embalagens de tempos a tempos, mas é um bom hábito lembrar-se sempre de o fazer.
Manter um disco fora e exposto aos elementos aumentar o risco de ficar sujo ou danificado. Se se sente sempre culpado de o fazer, pelo menos evite esquecer-se de deixar a capa do pó aberta.
5. Há problema em tocar num disco vinil?
Definitivamente não na superfície, irá transferir a sujidade e poeira das mãos para o disco vinil. Pode também causar danos não intencionais às suas protuberâncias. Tente agarrar nos discos apenas pelas pontas.
Assim, é sempre uma boa prática utilizar luvas se pretende girar a sua coleção frequentemente, e por favor faça-o com o maior cuidado.
6. Os discos vinil riscam-se com facilidade?
Sim, isto acontece porque o vinil é um material suscetível. Mesmo com pequenas partículas de poeira, ou simplesmente colocá-los em cima uns dos outros, pode causar danos.
No entanto, se seguiu as indicações acima quanto à limpeza dos discos vinil, então não deverá ter que se preocupar com as partículas de poeira.
A única coisas que precisa de saber é praticar bons hábitos de vinil como colocá-lo de volta na sua embalagem depois de o ouvir e segurá-lo com cuidado a qualquer momento.
7. Os discos vinil deterioram-se?
Isto apenas ocorre se não tiver os cuidados adequados e não monitorizar a sua agulha. Ao seguir as indicações já partilhadas, estamos certos de que os seus discos favoritos irão durar muito tempo.
Se comprou um discos vinil vintage e suspeita que este esteja deteriorado, então recomendamos que faça uma boa limpeza primeiro. Não se esqueça, igualmente, de inspecionar se a sua agulha está em boa condição, para excluir todas as possibilidades.
8. Pode-se ligar um gira-discos diretamente a colunas?
Isso depende se as ligações instaladas no seu dispositivo acomodam as ligações das suas colunas. Não se preocupe, a maioria possibilita isto. Estamos certos de que não terá nenhum problema em conectar o seu gira-discos às suas colunas.
9. Que colunas são boas para um gira-discos?
Escolha colunas com boa dinâmica e precisão. Também recomendamos verificar os materiais que compõem a sua escolha de colunas. Garanta que são de elevada qualidade e têm capas sonoramente inertes.
Além disso, a melhor forma de perceber se uma coluna é boa ou não é ouvi-la. Não há outra maneira.
10. O que faz um gira-discos soar melhor que outro?
Existem vários factores que tem de considerar. Primeiro, a qualidade do cartucho e a agulha são um fator importante. Depois, alguns gira-discos simplesmente são feitos com mais características que permitem melhor precisão, menos vibração, e, em suma, melhor qualidade de som.
Muito obrigado por ler este artigo até ao fim. Esperamos que este tenha sido informativo e que tenhamos conseguido responder à maioria das questões que o confundem de tempos a tempos.
Também recomendamos que experimente vários conjuntos, testando diferentes cartuchos e utilizando combinações de diferentes marcas. Finalmente, não leve à risca o que outros possam dizer. Existem muitos “experts” nesta área.
Lembre-se que se a sua música soa bem para si, então assim é. Isso é o mais importante. Para que possa tirar o maior proveito ao ouvir faixas intemporais. Divirta-se!