SEO para Startups é algo que deve ser uma parte fundamental dos planos de crescimento. As Startups estão sempre à procura de táticas de crescimento escaláveis que podem ser feitas com pouco ou nenhum dinheiro. A otimização do motor de busca, ou simplesmente SEO, é uma delas.
O SEO não requer um grande orçamento e, se feito corretamente, traz tráfego gratuito que cresce em piloto automático. Além disso, pode impulsionar outras táticas de marketing e influenciar todas as fases do funil de marketing. Por isso, se quer começar a fazer SEO para a sua “startup”, está no sítio certo.
SEO eficiente é algo bastante técnico e que deve ser feito por profossionais. Se pretenda trabalhar com um consultor de SEO e com a melhor equipa de SEO em Portugal, recomendamos a equipa da Local SEO.
Porque é que as “startups” devem investir em SEO?
Se ainda tiver dúvidas sobre se o SEO é adequado para si ou se precisa de alguns dados para apoiar o seu plano SEO, aqui ficam três razões para utilizar SEO para startups.
Razão 1. Por causa da tendência macro.
Em 2014, a Google e a Millward Brown Digital realizaram um estudo sobre os hábitos de pesquisa e compra entre os decisores B2B. Este estudo revelou que 71% dos investigadores da B2B iniciam a sua pesquisa com uma pesquisa genérica (em vez de uma pesquisa pela marca).
Como o próprio Google disse: “Eles estão à procura de um produto [um] primeiro, não de si (marca).”
Razão 2. Porque as pessoas estão à procura do que faz?
Mesmo que o seu produto seja realmente nicho, as pessoas provavelmente ainda estão à procura dele garantidamente.
Por exemplo, lacticínios sem animais (categoria de produto real). Embora possa haver pouca procura por “lacticínios sem animais” (porque este é um novo conceito), há uma procura tangível de pesquisas relacionadas como “vegan”, “livre de lactose” ou “baixa lactose”.
Razão 3. Porque pode obter tráfego orgânico gratuito e escalá-lo.
Atualmente recebemos cerca de 20000 visitas mensais apenas de motores de busca. Se tivéssemos que comprar o tráfego usando anúncios de PPC, custaria cerca de 35000 euros por mês.
Por isso, embora o SEO nunca seja verdadeiramente gratuito porque tem de investir na criação e otimização de conteúdos, não precisa de pagar por cada utilizador e cada visita – ao contrário dos anúncios.
Como fazer SEO para “startups”.
Em primeiro lugar, o SEO é um investimento que não se paga por si mesmo de um dia para o outro. Leva tempo para fazer pesquisa de palavras-chave, criar conteúdo e promovê-lo. Também demora tempo para o Google ou qualquer motor de pesquisa para indexar o seu conteúdo.
O objetivo final do SEO é chegar a potenciais utilizadores através de pesquisa orgânica e convertê-los em clientes. Mas este é um objetivo de alto nível, e é muito difícil trabalhar porque não lhe diz como vai lá chegar.
Uma abordagem muito mais eficiente é dividir o seu grande objetivo de alto nível em “pedaços” menores que podem aproximá-lo do resultado.
Saber o que as pessoas procuram online é poderoso. No entanto, confiar apenas nas métricas de SEO pode fazê-lo perder o foco nas pessoas que leem o seu conteúdo. É por isso que às vezes precisa de alargar a sua pesquisa e ligar as suas descobertas de SEO à sua pesquisa de mercado.
Como em muitas coisas na vida, o início é sempre o mais difícil. Pode levar algum tempo para pôr o seu SEO a funcionar. Mas assim que o fizer, pode usar as mesmas táticas vezes sem conta para resultados consistentes com efeitos compostos.